Instagram, TikTok e YouTube agora as fontes de notícias mais populares… para adolescentes, pelo menos

PELUSA DE BOLSILLO

Rik Henderson

Os adolescentes britânicos estão virando as costas para as fontes tradicionais de notícias, como a TV terrestre e, especificamente, a BBC. Em vez disso, eles estão confiando na Instagram, na TikTok e no YouTube para fornecer suas atualizações regulares de notícias.

Um novo relatório do Ofcom revela que os três serviços online ultrapassaram os canais One e Two da BBC como os destinos mais populares para a cobertura jornalística da faixa etária.

Mas a TV não é a única vítima do aumento da popularidade dos aplicativos de vídeo social entre os adolescentes, menos usuários usam o Facebook para notícias também.

Na verdade, os adultos britânicos também estão se afastando do Facebook quando se trata de suas atualizações regulares locais e verbais. Onde 34% citaram a rede social como seu principal objetivo em 2018, apenas 22% afirmam confiar nela agora.

O Facebook tem sido acusado de permitir “notícias falsas” e fontes não confiáveis nos últimos anos, o que poderia ser contributivo. Mas, também pode estar no foco das emissoras de notícias, pois elas se esforçam mais para servir o público no TikTok e afins.

Ofcom descobriu que um quarto dos usuários da TikTok que recebem suas notícias da plataforma, o fazem através das contas da BBC, Sky News e outros provedores tradicionais.

Pocket-Lint